A ousadia de pensar
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
A revista Pensar(es) concretiza um projeto iniciado em maio de 1999 pelos professores de Filosofia. Nestes 25 anos que já passaram (é incomum tamanha longevidade de uma revista com estas características) sofreu algumas alterações na sua apresentação, procurando atualizar-se, quer a nível estético/formal (por exemplo a sua edição online), quer adequando-se a preocupações de ordem mais veemente e consentâneas com o mundo em permanente mudança, sem tempo, sem fio condutor e, tantas vezes, sem humanidade.
Por isso, o espírito fundador permanece: a reflexão crítica de toda e para toda a comunidade escolar. A Pensar(es) continua a ser um local de encontro, e os encontros são sempre ansiados pela partilha, pelo enriquecimento humano, através de conceitos e problemas expressos, de ideias e experiências, das diferentes mundovisões e das coisas. É, assim, um espaço de diversidade, construtivo, enriquecedor e potenciador de capacidades, tal como deve ser a escola-família, a escola-trabalho, a escola-mundo.
Pensada, criada e desenvolvida por professores de Filosofia, a Pensar(es) criou parcerias, desde logo com a Biblioteca Escolar e outros projetos que se enquadram nos objetivos a que se propõe. Foi reconhecida, no ano de 2022/23, pela DGE, pelo seu contributo em promover a cidadania, interpelando à reflexão, à colaboração intra e transdisciplinar de aprendizagens, sejam elas curriculares e/ou cívicas, contribuindo para o autoconhecimento onde se problematizam ideias e vivências que espelhem a condição humana e que estas se traduzam em caminhos de fértil esperança. A continuidade deste projeto continuará, assim, a depender da colaboração de cada um, potenciando o seu papel de testemunho para memória futura.
OBJETIVOS
METAS
Aumentar a participação ativa nas atividades da escola dos agentes da comunidade escolar, nomeadamente alunos, docentes, não docentes e pais/EE.
COORDENAÇÃO E REDAÇÃO permanente:
Estela Ferreira – estelaferreira@aejac.pt
José Artur Matos – arturmatos@aejac.pt
Alunos Editores – Ensino Secundário
COLABORADORES:
Alunos;
Docentes;
Não Docentes;
Convidados.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL (através de parceria de outros projetos e/ou autonomamente):
Centro Escolar das Alagoas;
Centro Escolar da Alameda.
EB 2/3
DESIGN E PAGINAÇÃO
José Artur Matos
José Artur Matos
ILUSTRAÇÃO/FOTOGRAFIA DE CAPA E CONTRA CAPA
Alunos Editores
TIRAGEM ANUAL
300 Exemplares