254 320 720
aejac.direcao@gmail.com

Pensar(es)

A ousadia de pensar

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

A revista Pensar(es) concretiza um projeto iniciado em maio de 1999 pelos professores de Filosofia. Nestes 25 anos que já passaram (é incomum tamanha longevidade de uma revista com estas características) sofreu algumas alterações na sua apresentação, procurando atualizar-se, quer a nível estético/formal (por exemplo a sua edição online), quer adequando-se a preocupações de ordem mais veemente e consentâneas com o mundo em permanente mudança, sem tempo, sem fio condutor e, tantas vezes, sem humanidade.

Por isso, o espírito fundador permanece: a reflexão crítica de toda e para toda a comunidade escolar. A Pensar(es) continua a ser um local de encontro, e os encontros são sempre ansiados pela partilha, pelo enriquecimento humano, através de conceitos e problemas expressos, de ideias e experiências, das diferentes mundovisões e das coisas. É, assim, um espaço de diversidade, construtivo, enriquecedor e potenciador de capacidades, tal como deve ser a escola-família, a escola-trabalho, a escola-mundo.

Pensada, criada e desenvolvida por professores de Filosofia, a Pensar(es) criou parcerias, desde logo com a Biblioteca Escolar e outros projetos que se enquadram nos objetivos a que se propõe. Foi reconhecida, no ano de 2022/23, pela DGE, pelo seu contributo em promover a cidadania, interpelando à reflexão, à colaboração intra e transdisciplinar de aprendizagens, sejam elas curriculares e/ou cívicas, contribuindo para o autoconhecimento onde se problematizam ideias e vivências que espelhem a condição humana e que estas se traduzam em caminhos de fértil esperança. A continuidade deste projeto continuará, assim, a depender da colaboração de cada um, potenciando o seu papel de testemunho para memória futura.

OBJETIVOS

  • Melhorar as competências de comunicação dos alunos, em particular, e de toda a comunidade educativa, em geral (Fomentar o espírito de colaboração entre todos os membros da comunidade escolar; Possibilitar aos alunos a publicação de trabalhos realizados nas diversas disciplinas, bem como a publicação de textos criativos que dificilmente teriam em outro meio de divulgação).
  • Fomentar a transversalidade e a urgência de aprendermos a pensar de forma reflexiva, autónoma e crítica (Construir um espaço de diversidade, positivo, enriquecedor e potenciador de capacidades).
  • Promover o trabalho colaborativo (Criar um meio que permita a toda a comunidade escolar exprimir e partilhar as suas experiências, ideias, preocupações, expectativas e projetos).
  • Contribuir para o desenvolvimento transversal de aprendizagens essenciais e de áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Alargar o centro de interesses e de participação, tendo em vista a formação integral dos alunos, como cidadãos interventivos e preocupados com as questões sociais e culturais).

METAS

Aumentar a participação ativa nas atividades da escola dos agentes da comunidade escolar, nomeadamente alunos, docentes, não docentes e pais/EE.

COORDENAÇÃO E REDAÇÃO permanente:

Estela Ferreira – estelaferreira@aejac.pt

José Artur Matos – arturmatos@aejac.pt

Alunos Editores – Ensino Secundário

COLABORADORES:

Alunos;

Docentes;

Não Docentes;

Convidados.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL (através de parceria de outros projetos e/ou autonomamente):

Centro Escolar das Alagoas;

Centro Escolar da Alameda.

EB 2/3

DESIGN E PAGINAÇÃO

José Artur Matos

José Artur Matos

ILUSTRAÇÃO/FOTOGRAFIA DE CAPA E CONTRA CAPA

Alunos Editores

TIRAGEM ANUAL

300 Exemplares