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Projeto Maia

O Projeto MAIA foi pensado, concebido e desenvolvido com o propósito de contribuir para melhorar as práticas pedagógicas das escolas e dos seus professores no domínio da chamada avaliação das aprendizagens e, consequentemente, as aprendizagens dos seus alunos. Neste sentido, pode dizer-se que o projeto materializa políticas públicas de educação que têm estado orientadas para desenvolver processos e práticas escolares mais consistentes com o conhecimento acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem que tem sido desenvolvido nas últimas décadas. Nestes termos, ainda que o projeto tenha sido orientado para o domínio específico da avaliação pedagógica, a verdade é que esse esforço não poderia ser devidamente posto em prática sem que fossem tidas em conta ideias fundadoras decorrentes do conhecimento que hoje temos acerca da educação e da formação das crianças e dos jovens tais como as quatro que se enunciam de seguida. A primeira ideia tem a ver com a necessidade de se conceber a Educação como um poderoso meio para Aprender a Pensar e daí retirar as devidas consequências, a todos os níveis, do sistema escolar. Uma segunda ideia está relacionada com a Centralidade das Aprendizagens em todas as dimensões da vida escolar. Isto significa, por exemplo, que os alunos deverão estar no centro dos processos pedagógicos e que os professores se devem assumir, cada vez mais, como profissionais e recursos altamente qualificados capazes de apoiar os esforços de aprendizagem dos seus alunos. Ou seja, as políticas das escolas, consubstanciadas nos seus projetos, deverão estar bem mais focadas no que os alunos têm de aprender e de saber fazer. Um outro aspeto que foi pensado e tido em conta quando se concebeu o Projeto MAIA está relacionado com a conceção de currículo que, apesar de alguma evolução, se mantém inalterável no sentido em que é entendido como algo que se diz e não como algo que se vive, que se constrói e se reconstrói, que se questiona e que induz práticas que desafiam as capacidades mais complexas de pensamento dos alunos. A ideia é, assim, desenvolver uma conceção de um Currículo para se Aprender a Conhecer, a Pensar, a Ser, a Viver e a Estar. Finalmente, a investigação desenvolvida nas últimas décadas tem mostrado de forma muito consistente que os três processos basilares de qualquer processo de educação e formação devem estar fortemente integrados; ou seja, a avaliação, o ensino e a aprendizagem devem ser concebidos como processos pedagógicos indissociáveis. Repare-se que estas ideias, que sempre estiveram presentes em todos os documentos produzidos desde o início do projeto e em todas as ações que, no seu âmbito, se desenvolveram, são consistentes com o que se preconiza no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), quiçá o documento curricular mais consistente e relevante para orientar as ações pedagógicas no sistema escolar.

Fonte: Relatório “Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto Maia (2019-2020)

Plano de Intervenção no Agrupamento