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Educação Especial

Coordenadora
Luísa Maria Martins Lobão Figueiredo

Integram este Departamento os docentes de educação especial (GR 910 e 920), docentes de LGP (GR 360), intérpretes de LGP e terapeuta da fala.
O Departamento de Educação Especial (DEE) tem como principal propósito o acompanhamento do percurso escolar dos alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, tendo por referência o Decreto – Lei 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei nº 116/2019, de 13 de setembro. Tem ainda como objetivos, promover o acesso e o sucesso educativo, a igualdade de oportunidades e a preparação para o prosseguimento de estudos ou transição para a vida profissional ou ocupacional, visando a plena inclusão na vida familiar, escolar e social.
O DEE colabora com a comunidade educativa de forma a garantir que todo o aluno do Agrupamento tenha direito a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades.
Referem-se as principais competências deste departamento:

  • Colaborar com a equipa pedagógica de cada aluno na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens, na identificação dos múltiplos meios de motivação, representação e expressão (desenho universal para a aprendizagem) e na abordagem multinível no acesso ao currículo;
  • Contribuir para o envolvimento, participação e cooperação dos pais e encarregados de educação em todo o processo educativo dos seus educandos;
  • Identificar as barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, de forma a assegurar o acesso ao currículo e às aprendizagens essenciais com referência ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
  • Garantir o modelo de educação bilingue como resposta educativa especializada;
  • Mobilizar os meios de que o agrupamento dispõe, colaborando na inventariação das necessidades de equipamentos, produtos de apoio e material didático;
  • Colaborar na persecução dos objetivos do Centro de apoio à aprendizagem (CAA), para que seja uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais;
  • Cooperar na implementação de parcerias para o desenvolvimento de Programas Individuais de Transição, por delegação de competência da EMAEI;
  • Analisar e refletir sobre as práticas letivas deste grupo de docência e a sua adequação ao contexto e aos alunos.