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Serviços de Psicologia e Orientação

“Psicólogo Educacional,
um agente de mudança na comunidade educativa”

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), criados pelo Decreto-Lei nº 190/91 de 17 de maio, são uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa que, em articulação com os órgãos e estruturas do agrupamento e com outros serviços externos, asseguram o acompanhamento do aluno (individualmente ou em grupo), ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
Neste agrupamento são constituídos por duas psicólogas do quadro e uma contratada ao abrigo do POCH, que exercem a sua ação regendo-se pelo código ético e deontológico aplicável à sua área profissional, com regulação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

DESTINATÁRIOS

  • Alunos do agrupamento;
  • Pais/Encarregados de Educação;
  • Diretores de Turma /Professores e pessoal não docente;
  • Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola.

DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO:

Avaliação Psicológica e psicopedagógica

Avaliação do desenvolvimento e funcionamento cognitivo, das competências escolares e das competências pessoais e sociais, de modo a definir as estratégias educativas e apoios especializados adequados, visando a promoção do sucesso escolar.

 Apoio psicológico e psicopedagógico

O apoio psicológico e psicopedagógico pretende dotar as crianças e jovens de competências e recursos que lhes permitam um desenvolvimento integral harmonioso e garantir as condições para realizarem aprendizagens significativas. Este apoio centra-se no aluno, devendo ser consideradas características individuais, mas também as do contexto, que será alvo desta intervenção. Este apoio engloba situações relacionadas com problemas de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, comportamentais ou relacionais/emocionais, competências e potencialidades específicas.

Desenvolvimento de ações de orientação escolar e profissional

Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade, fomentando a sua autonomia e construção do seu projeto de vida com base no autoconhecimento das suas capacidades, competências e interesses. Proporcionar informação sobre os diferentes percursos formativos e dos vários referenciais relativos à profissão e à empregabilidade.
Destina-se prioritariamente aos alunos de 9.º, 11.º, 12.º anos e percursos profissionalizantes.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

Intervenções que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas visando criar ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis que suportem o bem-estar.

COMO ACEDER AO SPO

O pedido de encaminhamento deve ser formalizado pelos diretores de turma/professores titulares/educadores através do preenchimento de uma Ficha de Identificação para a EMAEI ou GAAF, anexando todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Para obter informação credível e oficial sobre o acesso ao ensino superior (cursos e estabelecimentos de ensino; médias; provas de ingresso; …) devem consultar o site www.dges.mctes.pt.
Será, também, através deste site, que será realizada a candidatura ao ensino superior público.
A informação disponível está em constante atualização, por isso, deves consultá-lo frequentemente, sobretudo se és aluno do 11.º, 12.º ano de escolaridade ou frequentas um curso profissional.

LOCALIZAÇÃO

Este serviço dispõe de três gabinetes de atendimento, localizados: um na Escola EB,23 no pavilhão administrativo, e os outros dois na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia no pavilhão A.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta das 9.00h-12.30h e  das 14.00h- 17.30h