254 320 720
aejac.direcao@gmail.com

Erasmus +

A aventura nos Projetos Europeus começou para o nosso Agrupamento em 2012, com o “Traditions Unite Us”. A primeira Mobilidade foi para Zamosc, na Polónia, em outubro de 2012.
Desde então não temos parado de desenvolver Projetos e Parcerias. No total foram 8 Projetos, dos quais três ainda estão a decorrer:
“Conflict Mediations through Peers”, “ Our Awesome Ties” e “The Final Countdown”.
O primeiro projeto diz respeito às técnicas de Mediação de Conflitos a realizar sobretudo entre alunos.
O segundo projeto passa pela compreensão de todo o tipo de laços, espaços e memórias que nos ligam como Europeus.
O terceiro projeto diz respeito à procura de soluções de sustentabilidade que combatam a crise ambiental que estamos a viver.

Certo é que ao longo destes oito anos aconteceram vivências incríveis, para os alunos, pais e professores envolvidos. Todos se empenharam para que os fundos atribuídos representassem uma mais-valia de compreensão de mundos novos, de experiências de vida, de alimentação e viagens.
Pensamos que continua a valer a pena o esforço e a dedicação de todos.
Devido à Pandemia Covid 19 os momentos de partilha presencial estão suspensos, mas os projetos avançam através de encontros internacionais online.


Capacitação de alunos em Mediação de Conflitos

No âmbito do projeto “Cre@tive Conflict Resolution and Peer-to-Peer School Mediation”, o AEJAC certificou, esta semana, um grupo de 20 alunos em Mediação de Conflitos entre pares. A formação, num total de 18 horas, resultou de uma parceria entre o AE, o PIICIE e a UTAD e foi levada a cabo por docentes e técnicos afetos ao GAAF. Os trabalhos finais dos alunos serão apresentados na próxima mobilidade do projeto a Crema, Itália.

Espera-se que no final deste processo, possamos envolver mais professores e mais alunos, as famílias e outros parceiros e fazer deste projeto de formação um instrumento de mudança das relações interpessoais e sociais ao serviço da prevenção de conflitos e de todas as formas de violência.