“A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os setores da Educação e da Saúde. Este processo contribui para a aquisição de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo próprios, construírem um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.”
In Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde
Seguindo o lema “Educar pela Saúde”, consideramos que a Escola não se esgota na transmissão de conhecimentos, é dela também o dever de educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos num processo de aquisição de competências que promovam a autonomia, a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas individuais, de forma consciente e responsável.
Neste contexto, a Educação para a Saúde no AEJAC será, sempre que possível, efetuada numa perspetiva de intervenção consciente e criativa, interdisciplinar, numa lógica de transversalidade, adequada aos diferentes ciclos de ensino. O modelo pedagógico a utilizar prevê o envolvimento da comunidade educativa, dinamizado em parceria com a unidade de cuidados de saúde à comunidade da área geográfica, com instituições ligadas à saúde, empresas, pais e encarregados de educação.
Áreas prioritárias de Intervenção:
Gabinete de Informação e Apoio (GIA)
O GIA é um espaço aberto à comunidade escolar para orientação e apoio na área da saúde. É também um espaço inclusivo que promove a participação conjunta em atividades e projetos comuns.
Objetivos:
Quem somos?
Uma equipa de professores que, em parceria com profissionais de saúde do Centro de Saúde de Peso da Régua, constitui o Gabinete de informação e Apoio, no âmbito da Educação para a Saúde, funcionando nas escolas EB 2,3 e Secundária Dr. João de Araújo Correia.