Sustentabilidade é o tema agregador do CCVnEAEJAC
O projeto subjacente à instalação e operacionalização do CCVnEAEJAC desenvolverá competências complementares, mas não interligadas de forma hierarquia: informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, autonomia e desenvolvimento pessoal, bem‐estar e saúde e saber técnico e tecnologias. O projeto deseja contribuir para uma formação humanista sólida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável.
A sua atividade assentará em três grandes work packages (WP):
A – WP Instalação das infraestruturas: Biohorta, estufa, centro de compostagem, terrário e aquário, ninhos, hotéis de insetos
B – WP “hands on”: ateliers, oficinas, workshops, visitas, concursos, jogos, atividades práticas (laboratoriais, experimentais, por exemplo)…
C – WP Comunicação: palestras, conferências, ações de capacitação, ações de sensibilização, exposições, CiclilLabs, encontros, por exemplo.
A instalação do CCVnE e a operacionalização das diversas atividades dos seus WP constituirá uma oportunidade ímpar para os alunos do AEAJAC construírem uma cultura científica, desenvolverem diferentes áreas de competências, nomeadamente de saber científico, técnico e tecnológico.
Por outro lado, as estruturas criadas constituirão espaços de aprendizagem promotores da autonomia e o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos, promotores da construção de práticas mais inclusivas, garantindo condições de sucesso educativo a TODOS os nossos alunos, graças a uma gestão curricular mais flexível, facilitadora de melhores condições de diferenciação pedagógica e suporte à melhoria da qualidade das aprendizagens. As atividades dinamizadas colaborarão para a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis, conscientes de si próprios e do mundo que os rodeia, empreendedores, com múltiplas literacias que os torne capazes de lidar com a mudança e a incerteza. Capazes de reconhecer a importância dos diferentes saberes para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental. Capazes de promover o trabalho colaborativo e a comunicação. Capazes de tornar os alunos aprendizes ao longo da vida, enquanto ferramenta essencial ao desenvolvimento pessoal e social. Na prática, desenvolverá os princípios e os valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tal como aspira o nosso PE.
Como almejado pelo PE teremos uma “Escola viva e sem muros”, atenta à diversidade dos seus membros, aberta à comunidade e colaborante com os parceiros nos processos de desenvolvimento local. Capaz de adequar o currículo e promover aprendizagens significativas. Capaz de investir nos alunos com dificuldades escolares mas também de desafiar todos os outros, maximizando os potenciais de cada um e de todos. Capaz de gerar sentimentos de pertença, segurança e confiança.